Situação A empresa produtora de tabaco Rothmans não tinha uma área formal de Comunicação em Portugal, e comandava as suas operações a partir da Holanda. As suas vendas eram pouco significativas e a sua quota de mercado situava-se nos 0,03%.
Resultados Depois de oito anos de trabalho com a Primeira Imagem, e de ter aumentado em 20.000% a sua quota de mercado, a Rothmans decidiu instalar-se com representação própria em Portugal.
Situação A McDonald's abriu concurso para a sua conta de Comunicação, dando especial atenção à Comunicação de Crise. Convidou várias empresas de comunicação a participar, existindo um problema central: Comunicação estratégica no ano da crise das vacas loucas, e a necessidade de prevenir a possibilidade de aparecer um caso em Portugal.
Resultados A Primeira Imagem acompanhou a abertura de mais de 80 restaurantes, treinou mais de 100 gerentes e franchisados em Media e Crisis Training e acompanhou as principais situações de crise de 1998 a 2002.
Situação O Banco Mundial disponibilizou fundos para a reestruturação do setor dos Media da Guiné-Bissau. Para selecionar uma agência de comunicação organizou um concurso internacional, tendo chegado à final as seguintes: Mazars & Guerard (Costa do Marfim), Gide Loyrette Nouel (França), Genivar et Prestige (Canadá), Ernst and Young (EUA), e a Primeira Imagem (Portugal). O projeto que apresentamos foi o vencedor, e a Primeira Imagem contratada para o desenvolver.
Resultados Na Guiné-Bissau e durante vários meses a Primeira Imagem analisou cinco organizações (a Rádio, a Agência Noticiosa, a Televisão, um Jornal e a Empresa Nacional de Impressão Gráfica). Para cada uma foi elaborado um relatório exaustivo em que era analisada a situação nessa organização, sendo explicadas em pormenor as recomendações estratégicas para a sua reestruturação.
Situação Valeo é uma multinacional que produz cabos elétricos para a indústria automóvel. Tinha duas fábricas em Portugal, dedicadas exclusivamente à exportação, e decidiu relocalizar a produção da sua fábrica de Santo Tirso em Marrocos, e despedir 500 pessoas. A Valeo receava passar por uma cobertura mediática fortemente negativa a exemplo do que acontecera com a fábrica de sapatos Clark's.
Resultados Durante os meses anteriores ao processo de encerramento da fábrica, a Primeira Imagem desenvolveu um complexo e exaustivo programa de Comunicação Interna e Externa, que permitiu controlar a cobertura do caso nos media.
Situação O contrato entre a TV Cabo e o canal Discovery Channel estava em vias de terminar, e o operador de cabo comunicou vários meses antes que não pretendia renegociá-lo. A Primeira Imagem integrou o grupo de trabalho que preparou a renegociação do contrato com a TV Cabo, de forma ao Discovery Channel continuar a estar presente na oferta de canais.
Resultados O Discovery Channel regressou à grelha de programação da TV Cabo em Abril de 2004. Posteriormente a Primeira Imagem ficou encarregada de garantir a qualidade das dobragens e legendagem de todos os programas do Discovery Networks (People & Arts, Discovery Channel, Turbo, etc).
Situação O Fundo de Turismo Mexicano desejava promover o México como destino turístico no mercado português. Afinal Portugal é o país europeu mais próximo do México, e a presença de portugueses era fraca.
Resultados Depois de uma campanha de Imprensa e de Relações Públicas o México passou a ser um destino de eleição para os portugueses. A quota de mercado do México cresceu 1200% (de 600 para 7200 visitantes/ano).